sábado, 23 de janeiro de 2010

Herdeiros dos morgados de Mateus

Herdeiros de toda Honra e Glória dos Botelhos.

1° Conde de Vila Real - D. José Luís de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos, Nascido em Lisboa a 9 de Fevereiro de 1785, falecido em S. Petersburgo a 26 de Setembro de 1855. Filho de D. José Maria de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos o célebre Morgado Mateus, e de sua primeira mulher, D. Maria Teresa de Noronha.
Senhor dos Morgados de Mateus, Cumeeira, Sabrosa, Arroios, Moraleiros e Fontelas, tenente-general, par do reino, conselheiro de Estado, diplomata, grã-cruz da ordem de Avis e comendador da Torre e Espada; grã-cruz. de Carlos III de Espanha, de Leopoldo da Áustria, de Sant’Ana da Rússia, comendador de S. Luís, em França; condecorado com a cruz de ouro das campanhas da Guerra Peninsular, etc.

2° Conde de Vila Real - D. Fernando de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos, Nascido em Madrid a 8 de Outubro de 1815, falecido a 4 de Fevereiro de 1858. Era filho do 1.º conde do mesmo titulo D. José Luís de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos, e de sua mulher D. Teresa Frederica Cristina de Sousa Holstein.
Senhor dos Morgados de Mateus, Cumieira, e de toda a mais casa de seu pai.

3° Conde de Vila Real - D. José Luís de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos, Nascido a 23 de Setembro de 1813, falecido a 09 de dezembro 1923, filho de D. Fernando de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos, 2º conde de Vila Real.
Oficial-mor honorário da Casa Real, senhor do Morgado de Mateus, e mais da toda a casa de seu pai, a que sucedeu a 4 de Fevereiro de 1858.

4ª Condessa de Vila Real - D. Maria Teresa de Sousa Botelho e Melo, Nascida em Lisboa em 03 de agosto de 1871, filha de D. José Luís de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos, 3º conde de Vila Real, casou-se com o 2º conde de Mangualde - Fernando de Almeida Cardoso de Albuquerque.

5º Conde de Vila Real, 3º conde de Mangualde, 4º conde de Melo - Francisco de Sousa Botelho e Albuquerque, Nascido em Cascais, Estoril 16 de setembro de 1909, falecido em Lisboa 08 de janeiro de 1966. Filho de Fernando de Almeida Cardoso de Albuquerque, 2º conde de Mangualde e D. Maria Teresa de Sousa Botelho e Melo, 4ª Condessa de Vila Real.

6º Conde de Vila Real, 4º Conde de Mangualde, 5º Conde de Melo - Fernando de Sousa Botelho de Albuquerque, Nascido em Lisboa a 04 de dezembro de 1941, Filho de Francisco de Sousa Botelho e Albuquerque, 3º conde de Mangualde, 5º conde de Vila Real, 4º conde de Melo e Maria Adelaide de Sousa Canavarro de Menezes Fernandes Costa.

Fonte: http://www.geneall.net

Um comentário:

  1. O 6º Conde de Vila Real, 4º Conde de Mangualde, 5º Conde de Melo - Fernando de Sousa Botelho de Albuquerque, acaba de borrar a pintura e desmerecer os títulos que recebeu.
    Não é que cedeu á chantagem da Madame Maria Teresa Horta, cancelou a cerimónia de entrega do Prémio D. Dinis porque a dita Madame afirmou não receber o prémio da mão do 1ª Ministro de Portugal, e, para evidenciar a sua moleza e desrespeito, vai-lhe enviar o cheque para casa.
    Da Madame poderia eu afirmar que é a ética republicana no seu melhor, mas a ética monárquica do Sr. Albuquerque tambem não lhe fica nada atrás.
    Luis de Lacerda
    22Set12

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

A orígem do nome Botelho, em Portugal