A Capitania do Piauí foi administrada por uma Junta de Governo, no período de 2 janeiro de 1775 a 12 de dezembro de 1797, constituída por Antônio José de Morais Durão, João do Rego Castelo Branco e José Esteves Falcão.
A 12 de dezembro de 1797 é nomeado João Amorim Pereira para governar a Capitania do Piauí.
A 13 de junho de 1811 a capitania passa a ser governador novamente pela Junta de Governo, constituída por Luís José de Oliveira, Luiz Carlos Abreu Bacelar e Severino Coelho Rodrigues.
O Piauí volta a ser subordinado à jurisdição do Maranhão até o dia 10 de janeiro de 1814, com a posse do governador Baltazar de Sousa Botelho de Vasconcelos, na Capitania de São José do Piauí.
O Piauí foi dirigido por Juntas de Governo, de 26 de outubro de 1821 a 20 de setembro de 1824.
Foi eleita uma nova Junta de Governo, para o período de 7 de abril de 1822 a 24 de janeiro de 1823. O presidente da Junta foi o Padre Matias Pereira ca Costa.
O Piauí passa a condição de Província de 1824 a 1889, quando é proclamada a República. O primeiro presidente da Província do Piauí foi Manuel de Sousa Martins, visconde da Parnaíba.
Saiba um pouco mais...
Anuncio: Para aquisição de equipamentos para laboratórios, visite a loja: www.mixbiomed.com.br
Impresiona la paciencia y el cariño desplegados en la búsqueda de su árbol genealógico. Felicitaciones. Saludos, Liana
ResponderExcluirDetrás de cada nombre, hay una persona y ésta tiene su propia historia. Sólo quiero destacar y unirlos. Esto es agradable!
ResponderExcluirgracias y mucha paz para ti, Liana
Boa tarde,
ResponderExcluirSou comerciante de documentos antigos e
procurando notícias sobre Baltazar de Sousa Botelho de Vasconcelos, encontrei seu blog, pergunto você tem interesse em documentos dirigidos a Baltazar de Sousa Botelho de Vasconcelos?
Obrigado,
Carlos