sábado, 14 de novembro de 2009

Camilo Castelo Branco (visconde de Correia Botelho)

Nascido em 16 de Março de 1825. Falecido em 1 de Junho de 1890. na sua casa de S. Miguel de Seide.

Escritor e romancista, mais conhecido pelo nome que nobilitou na literatura. Era filho natural de Manuel Joaquim Botelho Castelo Branco, duma família afidalgada de Vila Real, e de D. Jacinta Rosa de Almeida do Espírito Santo.

Ficou órfão de mãe nos primeiros meses de nascido, sendo entregue a uma pobre mulher de Coimbra para o amamentar. Não contava ainda 9 anos, quando morreu seu pai, em 1834, levado pela demência a uma congestão cerebral. Ficando assim deserdado, em completa orfandade, os parentes paternos tomaram conta da pobre criança, que foi entregue aos cuidados duma tia, D. Rita Emília da Veiga Castelo Branco. Parece que se não deu bem com a sua protectora, porque duas vezes tentou fugir-lhe, uma vez para o Porto e outra para Lisboa, sendo de ambas as vezes obrigado a voltar a casa, indo então viver na aldeia de Samardã, para casa dum seu tio, o padre António de Azevedo, que lhe deu as primeiras lições de latim e de cantochão, com o qual rezava os ofícios divinos do breviário, e a quem ajudava à missa de madrugada. Em 1841 veio para Lisboa para espairecer paixões precoces que o assoberbavam, donde os parentes o fizeram sair por falta de recursos, e em 1843 apareceu no Porto a matricular-se em 16 de Outubro na Escola Médico-cirúrgica. A vida de estudante pobre nesta cidade burguesa e endinheirada, pelo isolamento a que era forçado, fortificava-lhe o temperamento sarcástico e observador, que viria a fazer de Camilo Castelo Branco um romancista, dando por fundo dos seus quadros esse velho Porto, que hoje vive arqueologicamente na sua obra literária. A frequência em 1844 na Academia Politécnica, da cadeira de química e botânica, deu-lhe a tintura científica, que entre as locuções populares das suas pitorescas descrições realça pela incomparável variedade do seu vocabulário.

Dados históricos de Botelho em Portugal
Mais sobre Camilo Castelo

2 comentários:

  1. OI EU ASSINO CAMPOS NO MEU SOBRENOME. ACHEI INTERSSANTE A SUA MATÉRIA.TAMBÉM PROCURO POR MEUS ANCESTRAIS. SOU DE CAMPANÁRIO MG, E GOSTARIA DE SABER DAS RAMIFICAÇOES QUE A FAMILIA CAMPOS SE ENCONTRA.

    ResponderExcluir
  2. Ola mu nome é Evony A. Castelo Branco Dos Anjos , segundo mnha familia somos descendentes de Camilo Castelo Branco , gostaria de saber se é verdade adorei sua materia parabens

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

A orígem do nome Botelho, em Portugal